Tensão Muscular

Epicondilite Lateral
25 de dezembro de 2017
O Joanete e o incômodo para os pés
1 de Janeiro de 2018

Clique aqui e faça download do artigo veiculado na Revista do Correio Braziliense no dia 27 de agosto de 2017

Vem crescendo o número de adeptos de atividades desportivas, em virtude dos vários benefícios para a saúde e melhoria na qualidade de vida. No entanto, esta expansão é acompanhada da elevação no número de lesões musculares.

Ela pode ocorrer pelo estiramento e pela lesão parcial ou total das fibras musculares. O principal sintoma é a dor súbita localizada, algumas vezes acompanhada de estalido ou sensação de “pedrada” no local. A pessoa lesionada deve procurar atendimento médico, para que seja aliviada a dor, diagnosticada a gravidade da lesão e assim, iniciada a terapêutica apropriada.

O tratamento preconiza o uso de medicações antinflamatórias e/ou analgésicas, repouso do membro acometido e acompanhamento fisioterapêutico. Os casos de reparo cirúrgico são raros e para lesões bem específicas (avulsões ósseas e rupturas tendíneas).

E lembre-se: fazer aquecimento prévio à atividade física, associado ao fortalecimento e reequilíbrio muscular, com uma adequada hidratação, reduzem a probabilidade de lesões.

Comentários

comentários

Pré-Agendamento