O Joanete e o incômodo para os pés

Tensão Muscular
28 de dezembro de 2017
Bursite
4 de Janeiro de 2018

Clique aqui e faça download do artigo veiculado na Revista do Correio Braziliense no dia 10 de setembro de 2017

O nome científico é bem complicado! Mais conhecido por Joanete, o Hálux Valgo é uma deformidade em que o dedão do pé desvia na direção dos outros dedos e o osso que o antecede - o metatarso - desvia em sentido contrário, formando uma saliência da articulação. Pode gerar inflamação nos tendões, com vermelhidão e dor.

Em sua causa há fatores hereditários e externos, como uso de sapatos apertados, pós-trauma ou fraturas mal resolvi- das, com maior incidência em mulheres. As maiores queixas são dor, dificuldade na escolha de sapatos e problemas estéticos, que podem levar a situações emocionais, em que o paciente esconde os pés, principalmente quando descalço.

O diagnóstico é clinico com o uso de Raio-X, para definir o grau de deformidade e o tratamento. Nos casos não-cirúrgicos, em que ainda não é necessária a correção física, recomenda-se sapatos com parte anterior larga e mais profunda e órteses, como as de silicone. Já nos casos cirúrgicos, a fisioterapia é muito indicada para evitar complicações, reduzir a dor e melhorar o tempo de reabilitação.

Comentários

comentários

Pré-Agendamento